Gutenberg Ready Minimal WP Blog Theme

'Blog Guten' is a minimal WordPress blog theme designed to work seamlessly with Gutenberg Block Editor. It is minimal, fast, secure & easy-to-use blogging theme. Download it today for free from WordPress.org!

Contact Us

Cinco hábitos que vão melhorar sua interpretação de texto

Sabemos como a interpretação de texto é importante para todas as áreas e carreiras. Porém, a dificuldade de interpretar um bom texto e tirar o melhor dele é um problema muito difundido e que fica ainda pior quando os estudos fazem parte do nosso dia a dia.

É até natural que as pessoas criarem certos hábitos que podem se tornar vícios e que vão confundir e prejudicar nossa interpretação, mas não podemos correr esses riscos. Veja cinco dicas para melhorar sua interpretação de texto:

Leia muito

A leitura é o melhor exercício para melhorar suas capacidades de interpretação de texto, além de colaborarem para um vocabulário rico e uma escrita de qualidade.

O ideal é tirar, pelo menos, 20 minutos por dia para a leitura de um livro. Importante também é fazer uma boa administração do seu tempo durante o dia, praticando durante os intervalos com reportagens e notícias.

Faça resumos

Após ler um bom livro ou uma matéria de jornal ou revista, procure elaborar um resumo bem completo do texto. Essa atividade o ajudará a acompanhar adequadamente os acontecimentos e, colocando os fatos no papel, poderá julgar como está sua interpretação, além da sua capacidade de escrita e gramática.

Converse sobre o livro

Quando você termina de ler um livro empolgante, sua primeira reação é contá-lo a alguém? Ótimo! Mesmo que oralmente, ao relatar os acontecimentos do livro você está relembrando aquilo que compreendeu e colocando em palavras.

Este exercício é fantástico e te ajudará também com a oratória.

Escreva cartas

Pode parecer bobagem, mas uma excelente dica para melhorar sua interpretação de texto, além de manter um hábito super gostoso, é escrever cartas.

Ao se dirigir a alguém especial, você está utilizando artifícios para chegar até essa pessoa com uma linguagem própria. Assim, você aprende a identificar as diferenças de texto, os objetivos e faz um bom exercício de memória. Três em um!

‘Pergunte’ ao texto

É fundamental que você tente absorver as ideias principais e o pontos de vista do autor ao ler um texto. Fazer ‘perguntas’ para o texto é sempre muito útil. Se você não sabe definir quais são os sujeitos das orações e se você achou o trecho confuso, faça sempre perguntas para os verbos que vão te auxiliar a encontrar o segmento do texto. Dividir o texto com os parágrafos e saber dividir as ideias também vai te auxiliar a organizar o conteúdo do material e vai melhorar o seu rendimento e compreensão.

Além disso, um dos exercícios mais importantes é que você leia o texto sem estar vinculado com as suas opiniões e sim, exclusivamente, prestando atenção a do autor.

As vantagens de ser invisível

Quem nunca se sentiu invisível em alguma situação da vida, como se não pertencesse a nenhum lugar do mundo ou grupo social? E mesmo quem nunca se sentiu assim vai se identificar facilmente com as histórias da vida de Charlie.

Eu descobri esse livro depois de ver o trailer do filme no começo do ano, que vela o mesmo nome e jaja sai em DVD. Mas por favor, leiam o livro antes!

Charlie é um menino bem incomum pra sua idade, sem muitos amigos e meio confuso sobre a vida e sobre si mesmo. Tudo piora quando seu único amigo deixa a sua vida de forma trágica. A partir daí, Charlie decide contar suas histórias para uma pessoa estranha em forma de cartas, abordando assuntos como drogas, sexualidade, garotas, família e, principalmente, amizade, já que tudo em sua vida chatinha muda quando ele conhece Patrick e Sam, seus incríveis novos amigos.

O autor, Stephen Chobosky, consegue dar a Charlie uma personalidade despreocupada, inocente e até ingênua. Dessa forma, As Vantagens de Ser Invisível consegue tratar de assuntos bem sérios e dramáticos de uma forma estranhamente amena, que só Charlie, com toda a sua problemática, conseguiria descrever. Mas não se engane: a narrativa é amena, não a história.

Outra dica ao ler o livro: há muita referência aos anos 80 e 90, já que tudo se passa nesse período. Então, filmes pouco conhecidos como The Rocky Horror Picture Show e títulos como O Apanhador no Campo de Centeio, são citados inúmeras vezes por Charlie. Dessa forma, o livro se torna um poço de referências, outro grande atrativo.

Pra mim, virou leitura indispensável. É o tipo de livro que causa impacto, que faz você viver a história junto com o protagonista. Hoje, As Vantagens de Ser Invisível já faz parte da minha cabeceira. E, quando ler, espero que se sinta infinito, assim como Charlie.

Dica: Se preferirem, leiam só o livro e depois se preocupem com o filme. Acho mais interessante!