Cinco hábitos que vão melhorar sua interpretação de texto

Sabemos como a interpretação de texto é importante para todas as áreas e carreiras. Porém, a dificuldade de interpretar um bom texto e tirar o melhor dele é um problema muito difundido e que fica ainda pior quando os estudos fazem parte do nosso dia a dia.

É até natural que as pessoas criarem certos hábitos que podem se tornar vícios e que vão confundir e prejudicar nossa interpretação, mas não podemos correr esses riscos. Veja cinco dicas para melhorar sua interpretação de texto:

Leia muito

A leitura é o melhor exercício para melhorar suas capacidades de interpretação de texto, além de colaborarem para um vocabulário rico e uma escrita de qualidade.

O ideal é tirar, pelo menos, 20 minutos por dia para a leitura de um livro. Importante também é fazer uma boa administração do seu tempo durante o dia, praticando durante os intervalos com reportagens e notícias.

Faça resumos

Após ler um bom livro ou uma matéria de jornal ou revista, procure elaborar um resumo bem completo do texto. Essa atividade o ajudará a acompanhar adequadamente os acontecimentos e, colocando os fatos no papel, poderá julgar como está sua interpretação, além da sua capacidade de escrita e gramática.

Converse sobre o livro

Quando você termina de ler um livro empolgante, sua primeira reação é contá-lo a alguém? Ótimo! Mesmo que oralmente, ao relatar os acontecimentos do livro você está relembrando aquilo que compreendeu e colocando em palavras.

Este exercício é fantástico e te ajudará também com a oratória.

Escreva cartas

Pode parecer bobagem, mas uma excelente dica para melhorar sua interpretação de texto, além de manter um hábito super gostoso, é escrever cartas.

Ao se dirigir a alguém especial, você está utilizando artifícios para chegar até essa pessoa com uma linguagem própria. Assim, você aprende a identificar as diferenças de texto, os objetivos e faz um bom exercício de memória. Três em um!

‘Pergunte’ ao texto

É fundamental que você tente absorver as ideias principais e o pontos de vista do autor ao ler um texto. Fazer ‘perguntas’ para o texto é sempre muito útil. Se você não sabe definir quais são os sujeitos das orações e se você achou o trecho confuso, faça sempre perguntas para os verbos que vão te auxiliar a encontrar o segmento do texto. Dividir o texto com os parágrafos e saber dividir as ideias também vai te auxiliar a organizar o conteúdo do material e vai melhorar o seu rendimento e compreensão.

Além disso, um dos exercícios mais importantes é que você leia o texto sem estar vinculado com as suas opiniões e sim, exclusivamente, prestando atenção a do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *