As vantagens de ser invisível

Quem nunca se sentiu invisível em alguma situação da vida, como se não pertencesse a nenhum lugar do mundo ou grupo social? E mesmo quem nunca se sentiu assim vai se identificar facilmente com as histórias da vida de Charlie.

Eu descobri esse livro depois de ver o trailer do filme no começo do ano, que vela o mesmo nome e jaja sai em DVD. Mas por favor, leiam o livro antes!

Charlie é um menino bem incomum pra sua idade, sem muitos amigos e meio confuso sobre a vida e sobre si mesmo. Tudo piora quando seu único amigo deixa a sua vida de forma trágica. A partir daí, Charlie decide contar suas histórias para uma pessoa estranha em forma de cartas, abordando assuntos como drogas, sexualidade, garotas, família e, principalmente, amizade, já que tudo em sua vida chatinha muda quando ele conhece Patrick e Sam, seus incríveis novos amigos.

O autor, Stephen Chobosky, consegue dar a Charlie uma personalidade despreocupada, inocente e até ingênua. Dessa forma, As Vantagens de Ser Invisível consegue tratar de assuntos bem sérios e dramáticos de uma forma estranhamente amena, que só Charlie, com toda a sua problemática, conseguiria descrever. Mas não se engane: a narrativa é amena, não a história.

Outra dica ao ler o livro: há muita referência aos anos 80 e 90, já que tudo se passa nesse período. Então, filmes pouco conhecidos como The Rocky Horror Picture Show e títulos como O Apanhador no Campo de Centeio, são citados inúmeras vezes por Charlie. Dessa forma, o livro se torna um poço de referências, outro grande atrativo.

Pra mim, virou leitura indispensável. É o tipo de livro que causa impacto, que faz você viver a história junto com o protagonista. Hoje, As Vantagens de Ser Invisível já faz parte da minha cabeceira. E, quando ler, espero que se sinta infinito, assim como Charlie.

Dica: Se preferirem, leiam só o livro e depois se preocupem com o filme. Acho mais interessante!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *